Setor
14º Concurso Queijos de Portugal, 12 e 13 de outubro em Tondela
Iniciativa pretende eleger os melhores queijos produzidos em PortugalA ANIL, Associação Nacional d...
12 out, 2023

Iniciativa pretende eleger os melhores queijos produzidos em Portugal

A ANIL, Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, irá realizar nos dias 12 e 13 outubro, a 14ª edição do Concurso Queijos de Portugal, em Tondela. Esta é uma iniciativa que visa dinamizar e apoiar a indústria de lacticínios divulgando produtos de eleição e excelente qualidade.

De acordo com Maria Cândida Marramaque, diretora-geral da ANIL, este evento pretende «promover e estimular o desenvolvimento da indústria queijeira, no sentido de proporcionar mais e melhores escolhas aos consumidores. Este concurso afirma o compromisso e o trabalho dos fabricantes de queijo para produzir os melhores queijos. Enquanto Associação consideramos fundamental reconhecer este trabalho, premiar o mérito e fomentar o posicionamento e conhecimento do queijo nacional».

Numa altura em que o setor vive dias de grande instabilidade, «é de extrema importância o apoio e a dinamização de iniciativas que promovam o queijo português. Mais do que nunca é necessário que os consumidores se mantenham perto da indústria nacional, apoiando-a e consumindo queijos portugueses», acrescentou.

Nesta que é a principal competição técnica de queijos, a organização lançou o convite às empresas produtoras de queijo para que mostrem, através das diferentes categorias a concurso, o que de melhor fazem. A edição deste ano irá ter a concurso, à semelhança dos anos anteriores, queijos originários Portugal continental e das Regiões Autónomas. A competição é realizada em regime de “prova cega”, por jurados experientes de proveniências diversas, nomeadamente, representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial e comunicação social.

FONTE: ANIL