Mercado
Pressão nos preços e mudanças demográficas moldam os padrões de compra no grande consumo em Portugal
Num contexto de regresso da pressão inflacionista, o comprador português demonstra uma racionalidade...
04 nov, 2025

Num contexto de regresso da pressão inflacionista, o comprador português demonstra uma racionalidade crescente na gestão do seu orçamento. Torna-se mais seletivo, menos leal às lojas e mais eficaz na procura de promoções, traços que definem o novo retrato do consumo nacional, segundo a mais recente análise da Worldpanel by Numerator, “Espelho meu, espelho meu… que futuro posso esperar eu?”, apresentada na conferência que assinalou os 20 anos da Grande Consumo, e comentada pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

“A análise da Worldpanel by Numerator confirma um comprador que adota um comportamento mais ponderado e racional. A fragmentação e a menor lealdade não são sinais de indecisão, mas sim de decisão consciente e calculada”, nota Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca. “Para as marcas, o desafio transcende a simples resposta ao preço. Exige a demonstração de um valor superior, através da inovação, da qualidade e de uma conexão genuína com as múltiplas facetas deste novo consumidor”.

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FONTE: Grande Consumo