Portugal contraria tendência europeia com aumento na cesta de compras dos consumidores
Em 2023, o mercado português registou crescimento do sector alimentar: as vendas aumentaram 8,2% em ...
09 mai, 2024
Em 2023, o mercado português registou crescimento do sector alimentar: as vendas aumentaram 8,2% em relação ao ano anterior, impulsionadas por uma inflação continuamente elevada, acima dos 10,4%, que compensou uma pequena perda de volume de 2,4%, revela o estudo da McKinsey & Company e do EuroCommerce, “The State of Grocery Retail 2024: Europe – Signs of hope”. Os consumidores deixaram de optar por produtos mais económicos, no entanto, as vendas reais diminuíram 2% e estão 3,1% abaixo dos níveis de 2019.
Segundo Ana Paula Guimarães, sócia da McKinsey & Company em Portugal, a tendência dominante, em 2023, em toda a Europa, foi a inflação, que captou a atenção do sector alimentar. “Em resposta ao aumento dos preços, os consumidores voltaram a ajustar os seus gastos, tal como já tinham feito no ano anterior, o que levou a uma queda no volume e nas operações, embora Portugal tenha contrariado esta tendência com um aumento de 0,4% na cesta de compras dos consumidores”.
Para continuar a ler esta notícia, clique aqui
FONTE: Grande Consumo