Cabaz de alimentos essenciais já com IVA custa menos cinco euros
Há uma tendência de descida nos preços do cabaz com 41 produtos essenciais monitorizado pela Deco Pr...
09 fev, 2024
Há uma tendência de descida nos preços do cabaz com 41 produtos essenciais monitorizado pela Deco Proteste. Mas há produtos com subidas históricas
Um cabaz com 41 alimentos essenciais, onde se inclui produtos como frango, peru, carapau, cebola, batata, leite e arroz, entre outros, custa atualmente 145,32 euros, menos 4,61 euros (quase cinco euros) do que a 10 de janeiro, quando já estava em vigor a taxa de 6% nos bens essenciais. Desde 5 de janeiro, quando foi reposto o IVA nos produtos mais relevantes para a dieta alimentar portuguesa, que a evolução dos preços tem apresentado alguma inconstância, mas a tendência aponta agora para uma descida, conclui-se pela análise dos dados fornecidos pela Deco Proteste.
O barómetro realizado por esta empresa permite verificar que o primeiro impacto do fim do IVA Zero, medida que visou apoiar as famílias num momento de forte escalada da inflação, foi de aumento de preços. Nos primeiros cinco dias, o custo do cabaz de 41 alimentos registou uma subida de quase sete euros, mas a partir daí tem vindo a descer. A exceção foi a última semana do mês passado, quando aumentou pouco mais de um euro. É uma trajetória que poucos esperavam. Ainda assim, o cabaz está mais caro dois euros quando comparado com os 143,28 euros que custava nas vésperas do fim do IVA Zero.
Para continuar a ler esta notícia, clique aqui
FONTE: Dinheiro Vivo