Bens de grande consumo crescem 4,2% em 2017
Os bens de grande consumo fecharam 2017 com um crescimento de 4,2%, com as marcas de fabricante (4,3%) a crescerem em paralelo com as...
30 jan, 2018
Os bens de grande consumo fecharam 2017 com um crescimento de 4,2%, com as marcas de fabricante (4,3%) a crescerem em paralelo com as marcas da distribuição (4,2%). Os dados são da Nielsen e indicam que a categoria das bebidas foi a que mas cresceu (8,4%) seguida da higiene do lar (3,8%), alimentação (3,4%) e higiene pessoal (3,1%).
No setor da alimentação, os produtos de mercearia e congelados cresceram 4%, demonstrando uma maior procura por produtos premium, saudáveis e de conveniência. Já os lacticínios aumentaram 2%, quando no período homólogo não registavam crescimento.
No que diz respeito aos formatos de loja, os supers grandes foram o canal mais dinâmico, com um crescimento de 6,7% em relação ao período homólogo.
Verificou-se uma tendência para um crescimento superior por parte das marcas da distribuição (10,8% e 7,9% no sector das bebidas; 3,5% e 3,3% na alimentação; 5,2% e 2,4% na higiene pessoal). A única categoria em que essa tendência não se verifica é no setor de higiene do lar, com um dinamismo de 4,7% das marcas de fabricante e 1,8% relativamente às marcas da distribuição, o que pode ser influenciado pela forte aposta em promoções por parte das marcas de fabricante.
Neste Natal, todas as categorias apresentam fortes incrementos, contribuindo também para o crescimento deste ano. Foi neste período que os bens de grande consumo apresentaram o maior dinamismo, com um crescimento de 9,1% em dezembro face a um aumento de 2% no período homólogo. Neste Natal, foram as marcas de fabricante (10,1%) que tiveram um crescimento superior às marcas da distribuição (6,8%). A categoria das bebidas teve neste período o crescimento mais elevado (12,1%), seguindo-se a alimentação (8,6%, que foi o mais alto valor alcançado ao longo do ano), higiene pessoal (7,9% tendo também sido este o maior crescimento do ano) e higiene do lar (7,1% quando em período homologo apresentava um decréscimo de 1,4%).
“Este ano o Natal voltou a ser o período mais importante para as vendas do retalho alimentar, tendo até registado uma importância superior à dos anos anteriores”, diz Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen. “Analisando especificamente a semana do Natal, verificou-se um aumento de 8% (o dobro do crescimento verificado no ano anterior),tendo sido esta a semana com maior pico de vendas do ano. Como é habitual, também as promoções se intensificaram neste período: após vários anos em crescimento, atingiram em 2017 o máximo de 50% do valor total das vendas. Sendo este um período que ganha cada vez mais importância, marcas e retalhistas devem estar atentos e delinear as suas estratégias de forma a ir ao encontro dos gostos e necessidades dos consumidores neste período específico”
FONTE: Nielsen/Revista Store Magazine