Conjuntura
"Há uma esperança muito grande" na aprovação do acordo Mercosul-UE
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) afirmou q...
24 abr, 2025

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) afirmou que "há uma esperança muito grande" que o acordo Mercosul-UE seja aprovado, porque, com as tarifas de Donald Trump, até a França moderou o seu dicurso.

"Acho que a parte pior já passou, senão não teria se concluido as negociações [do acordo União Europeia-Mercosul]. E há uma esperança muito grande que o acordo se efetive e que possa ser aprovado", mas, porque tem de ter uma maioria qualificada e ser aprovado por todos os países da UE, "tem um tempo que [é preciso] respeitar", disse Jorge Viana à Lusa, em Lisboa, onde iniciou quarta-feira um périplo pela Europa, que passa também por Varsóvia e termina em Bruxelas.

Os países do Mercosul e a Comissão Europeia anunciaram a conclusão das negociações do acordo, que demoraram 25 anos, no início de dezembro na cimeira do bloco sul-americano no Uruguai. Este acordo prevê a liberalização quase total das trocas comerciais entre os parceiros sul-americanos e europeus, no valor de mais de 45 mil milhões de euros anuais.

Agora precisa de ser aprovado por todos os países da UE, e a França tem sido um dos Estados-membros que tem criado mais entraves ao avanço do acordo.

Para continuar a ler esta notícia, clique aqui

FONTE: Noticias ao Minuto