Este é o leite que o planeta (e as gerações futuras) merecem

05 novembro 2020

Numa altura em que a sustentabilidade dos recursos e a alimentação saudável estão na ordem do dia, as exigências dos consumidores reflectem-se nas suas escolhas. Para quem prioriza um consumo ético e um modo de vida mais sustentável, faz um ano que chegou o único leite de pastagem biológico dos Açores.

Milhafre dos Açores lançou em Novembro de 2019 o único Leite de Pastagem Biológico dos Açores, proveniente de vacas que se alimentam de pastagens com modo de produção biológico. Este leite Milhafre, pioneiro em Portugal, surgiu como uma resposta a uma fortíssima tendência de consumo. “O consumidor está cada vez mais atento e preocupado com a sustentabilidade, a origem, o modo de produção e impacto ambiental e social dos produtos que consome”, contextualiza a marca.

Mas afinal, o que é leite de pastagem biológico?
O leite de pastagem biológico é proveniente de produtores que cumprem todos os requisitos legais do modo de produção biológico onde se incluem a garantia de saúde e bem-estar animal, o respeito pelo meio ambiente e o compromisso com um crescimento sustentável.

O leite de pastagem com certificação do modo de produção biológico, tem como garantia de qualidade ser proveniente de vacas que vivem e se alimentam diariamente nas pastagens, sem utilização de pesticidas nem adubos químicos de síntese, consomem água de qualidade controlada e são respeitados os sistemas e ciclos naturais de crescimento.

Para produzir leite de pastagem biológico, as pastagens dos produtores da marca tiveram que passar por um processo de adaptação complexo, demorado e, consequentemente, dispendioso: “só na preparação dos solos são necessários mais de dois anos de conversão para ter um solo limpo de pesticidas e adubos químicos de síntese. É um processo longo, muito rigoroso e ao pormenor”, refere a marca. Em relação aos animais, “o respeito pelas suas necessidades e preocupação com o seu bem-estar é uma prioridade” para a Milhafre dos Açores.

Subsistem algumas dúvidas sobre os benefícios de um leite de pastagem biológico, sob o ponto de vista nutricional, face ao leite convencional. Há estudos que indicam que o leite biológico tem níveis mais altos de vitamina E, ácidos gordos essenciais como o Omega 3, ácido linoleico conjugado (CLA), antioxidantes e betacaroteno, do que o leite convencional. No entanto, também há estudos que não encontram diferenças significativas entre os dois tipos de leite.

Uma coisa é certa: a produção de um leite de pastagem biológico representa um valor acrescentado ao leite, resultando num leite de qualidade, produzido com práticas que respeitam os animais e o meio ambiente, um sistema de produção verdadeiramente sustentável.

A escolha consciente a pensar no futuro
O modo de produção biológico é alvo de um rigoroso processo de controlo e certificação, abrangido pelo regulamento da Comunidade Europeia nº 834/2007. No leite de Pastagem Biológico Milhafre este processo é controlado pela entidade Sativa, e é produzido com práticas que respeitam os animais e o meio ambiente, “é mais do que uma escolha; representa um modo de vida, uma opção consciente e comprometida de quem produz e de quem consome”.

A crescente procura de produtos biológicos é notória também no mundo dos produtos lácteos, com o leite biológico a crescer dois dígitos. Para a Milhafre dos Açores, líder neste mercado, é este o caminho: “a preocupação com a biodiversidade, com o ecossistema e com o planeta é inequivocamente a resposta para um futuro mais sustentável.”

Leite de Pastagem Biológico
* Não usa pesticidas e adubos de síntese
* Protege a biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema
* Uso responsável da energia e recursos
* Promove o desenvolvimento sustentável e o suporte das gerações futuras

FONTE: Público

Associadas

Parcerias

Objectivos

‘‘Os objectivos da ANIL centram-se na defesa dos interesses e representação do sector, no acompanhamento das matérias legislativas, normativas, ambientais, económicas e técnicas que contribuam para o desenvolvimento da indústria láctea em Portugal...

Calendário

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
28
29
30

Próximos Eventos

Não existem eventos programados!

Redes Sociais