Mas afinal o que é o kefir?

21 maio 2018

O kefir, também conhecido como flor de iogurte, é amigo da sua saúde e da dieta. Sinta-se bem!

O kefir é uma bebida milenar, produzida a partir da fermentação do leite. É um probiótico, ou seja, é composto por microrganismos benéficos para a saúde intestinal. Entre os seus principais benefícios destaca-se o facto de facilitar a digestão e a absorção de nutrientes.

É composto por partículas brancas e gelatinosas, chamadas de grãos de kefir, que contém bactérias, leveduras, proteínas e açúcares complexos (ou polissacarídeos).

Terá inicialmente surgido na região do Cáucaso há mais de mil anos. Na altura os habitantes misturaram-no com leite e notaram que a mistura fermentava e se transformava numa iguaria muito parecida ao iogurte que consumimos hoje.

Quais são os benefícios do kefir
O Kefir é um alimento de fácil digestão, fonte de cálcio e proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina K, biotina, folato, enzimas e probióticos. Mais ainda:

Fortalece o sistema imunológico: é rico em probióticos, que são micro-organismo vivos cuja ingestão traz benefícios por facilitar a absorção de nutrientes. Aumentando assim a produção de células de defesa que atacam as bactérias nocivas à saúde e combatendo a proliferação de doenças.

Ossos mais fortes: é rico em cálcio, um mineral essencial à formação e manutenção dos ossos, prevenindo assim a formação de doenças degenerativas como a osteoporose.

Melhora a flora intestinal: é responsável pelo equilíbrio da microbiota intestinal e com isso combate a prisão de ventre e hemorroidas. Também ajuda a diminuir a formação de gases, o inchaço abdominal e a flatulência.

Diminui o colesterol: o kefir contribui para a produção de sais biliares que, por sua vez, ajudam na digestão das gorduras más. Pode impedir o aumento da pressão arterial, o entupimento das veias e até a ocorrência de enfartes.

Depressão e Memória: rico em vitaminas do complexo B, entre elas a vitamina B12 que contribuem para o desenvolvimento e manutenção de um sistema nervoso saudável.

Preparação
É relativamente simples, ainda que requeira alguns cuidados.

Deve colocar os grãos de kefir com leite num recipiente de vidro. Deixe a mistura à temperatura ambiente e aguarde cerca de 24 horas para que a fermentação ocorra. Passado este período só precisa de coar o leite.

Depois de retirar os grãos, só precisa de os colocar num novo recipiente com leite e retomar o processo inicial.

E se está curioso sobre a forma de consumo, saiba que pode consumir o kefir simples (beber o leite de kefir ou leite kefirizado, como também é chamado) ou misturar outros ingredientes, como cereais, mel, frutas, bagas goji ou sumos de fruta.

E pode, inclusivamente, utilizá-lo na preparação de sobremesas e bolos. A textura é semelhante à do iogurte, no entanto, o sabor é ligeiramente mais ácido.

Experimente e desfrute - o seu corpo agradece!

FONTE: Noticias ao Minuto_Lifestyle

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