Pela sua saúde, tome sempre o pequeno-almoço

25 junho 2020

Esta refeição é a primeira oportunidade do dia para dar ao nosso corpo os nutrientes de que precisa para funcionar bem. Mas para isso, é fundamental fazer boas escolhas alimentares.

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia.” Ao longo da nossa vida, ouvimos muitas vezes esta expressão — sobretudo das mães, sempre preocupadas com o nosso bem-estar. E não é por acaso. É a primeira oportunidade que temos de fornecer ao nosso organismo, vários nutrientes importantes para o seu bom funcionamento após várias horas de jejum, enquanto dormimos. Os benefícios de não falhar esta refeição estão mais do que comprovados, mas, ainda assim, há quem salte este passo e faça do almoço a sua primeira refeição do dia. Conheça as vantagens de tomar sempre o pequeno-almoço e por que alimentos deve ser composto para que a sua saúde saia a ganhar.

Os benefícios do pequeno-almoço
São vários os estudos que associaram a primeira refeição do dia a vantagens para uma boa saúde geral. De acordo com estes, tomar o pequeno-almoço:

* Repõe os nossos níveis de energia após uma noite de sono;
* Fornece vitaminas, minerais e nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo — sabia que quem toma o pequeno-almoço tem maior probabilidade de ingerir as doses diárias recomendadas de nutrientes, comparativamente a quem não tem este hábito?;
* Melhora a memória e concentração; nas crianças e adolescentes contribui para um melhor desempenho na escola;
* Ajuda a manter o peso sob controlo — quem toma o pequeno-almoço regularmente tem menor risco de ter excesso de peso — por contribuir para uma maior saciedade.

Tomar o pequeno-almoço = melhores escolhas alimentares
Quem toma o pequeno-almoço de forma regular tende a seguir uma alimentação mais saudável de um modo geral, a ter melhores hábitos alimentares e a ter menor probabilidade de sentir “aquela” vontade de comer snacks menos saudáveis — pobres em fibra, vitaminas e minerais, mas ricos em gordura e sal — ao longo do dia. Para os mais novos, esta refeição também é muito importante e terá um impacto na sua saúde atual, mas também futura. Isto porque as crianças que não costumam tomar um bom pequeno-almoço tendem criar padrões alimentares menos saudáveis para o futuro.

Se costuma “saltar” a primeira refeição do dia…
Apesar de ser uma refeição tão importante para a nossa saúde, são muitas as pessoas que não fazem do pequeno-almoço um hábito, seja porque acordam sem fome ou porque andam sempre na correria de manhã. Contudo, é fundamental que haja lugar para o pequeno-almoço na nossa rotina matinal. Ao acordar, os nossos níveis de açúcar no sangue estão geralmente abaixo daquilo que é necessário para que os músculos e o cérebro funcionem no seu melhor. O pequeno-almoço ajuda a repo-los. Caso contrário, poderemos sentir falta de energia ou mesmo dores de cabeça. Além disso, quem salta esta refeição corre maior risco de não obter todos os nutrientes essenciais a uma vida sã. Para as pessoas que não toleram bem a comida no estômago à hora do pequeno-almoço, algumas estratégias que podem ajudar passam por:

* Experimentar receitas novas e apostar na variedade;
* Começar por um pequeno-almoço mais simples e que pode reforçar a meio da manhã — aqui poderá optar por alimentos mais portáteis que possa ter sempre consigo;
* A pouco e a pouco, ir enriquecendo, quer em quantidade quer em variedade, a primeira refeição do dia.

Já para quem alega ter falta de tempo de manhã, alterar alguns hábitos pode ser a solução:

* Prepare o pequeno-almoço na noite anterior, que idealmente deverá comer em casa antes de sair, mas que também poderá consumir a caminho do trabalho ou excecionalmente já no escritório;
* Guarde no seu local de trabalho alguns alimentos saudáveis para reforçar o pequeno-almoço ou para comer a meio da manhã;
* Programe o despertador para tocar 10 a 15 minutos mais cedo do que o habitual, para que tenha tempo de comer;
* Tente acabar com hábitos matinais que lhe roubam tempo — como consultar o telemóvel — e use esse tempo extra para tomar o pequeno-almoço.

Afinal, o que constitui um pequeno-almoço saudável?
Só porque esta é a primeira refeição do dia não significa que tenha de comer em grande quantidade. Deve, sim, fazer esta refeição até uma hora após acordar e evitar que a primeira coisa que coloca no estômago sejam alimentos menos saudáveis, como bolos de pastelaria. Assim sendo, um pequeno-almoço equilibrado deve conter uma porção de alimentos de diferentes grupos: cereais, fruta, laticínios e um copo de água, para se manter bem hidratado. Do grupo dos cereais, pode incluir, por exemplo, a aveia, milho, trigo ou cevada, optando sempre que possível pelas versões integrais. Quanto à fruta, prefira a da época (mais sustentável e saborosa) que pode adicionar ao iogurte ou aos cereais. Os laticínios, ricos em cálcio e uma ótima fonte de proteína, podem ser consumidos, por exemplo, sob a forma de leite, iogurte ou queijo. Se sentir que precisa de um pequeno-almoço mais reforçado, uma boa solução é aumentar a dose de proteína através de uma fatia de fiambre, um ovo ou algumas amêndoas.

FONTE: Observador

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