Alip - Associação Interprofissional do Leite e Lacticinios

     


R. do Agreu, 302
Ordem
4620-471 Lousada

 (+351) 255 820 070  (+351) 255 820 079
   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   www.alip.pt

 Organismo Interprofissional do Sector Leiteiro

A génese da criação do Organismo Interprofissional do Sector Leiteiro, tem origem nos inícios dos anos 90, como resposta à necessidade identificada, á época, de garantir, essencialmente, a uniformidade de critérios na classificação do leite à produção com vista à sua valorização, e o reconhecimento por parte dos operadores da dispersão de meios e investimentos, que em nada contribuíam para o desenvolvimento harmonioso do sector.

Contudo, somente nos finais dos anos 90 foram dados os primeiros passos concretos com vista à criação do Laboratório Interprofissional, tendo, para o efeito, a ANIL e FENALAC promovido a realização de um Estudo Prévio de Implementação do Laboratório Interprofissional, que serviu de base para todos os passos seguintes e necessárias adesões de toda a fileira.

Assim, a 19 de Julho de 2002 foi formalmente constituída, através de escritura pública, a Associação para o Laboratório Interprofissional do Sector do Leite e Lacticínios (ALIP), sendo sócios fundadores:

  • AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal; 
  • ANABLE – Associação Nacional para o Melhoramento dos Bovinos Leiteiros;
  • ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios; 
  • APCRF – Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia;  
  • CNA – Confederação Nacional da Agricultura;  
  • CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal; 
  • FENALAC – Federação Nacional das Uniões de Cooperativas de Leite e Lacticínios.
A 2 de Outubro de 2006, o laboratório interprofissional iniciou efectivamente a sua actividade, efectuando análises relacionadas com a classificação e valorização do leite ao produtor e contraste leiteiro.

A 21 de Novembro de 2007, os seus Estatutos foram definitivamente alterados, nomeadamente quanto ao nome e objecto social, tendo-se optado pela designação Associação Interprofissional do Leite e Lacticínios (ALIP) e ajustado o seu objecto social em função dos desafios que se apresentavam ao sector.

Em Janeiro de 2008, pelo despacho nº 4215/2008, emanado pelo Sr. Ministro da Agricultura, a ALIP foi reconhecida como OI (Organização Interprofissional), tendo a partir desse momento o Estatuto de Utilidade Pública.

Embora não abrangendo o universo da produção de leite em Portugal, pode-se afirmar, sem grande margem de erro, que, actualmente, e no que diz respeito a Portugal Continental, a sua cobertura é superior a 90%.
 

 

  

Associadas

Parcerias

Objectivos

‘‘Os objectivos da ANIL centram-se na defesa dos interesses e representação do sector, no acompanhamento das matérias legislativas, normativas, ambientais, económicas e técnicas que contribuam para o desenvolvimento da indústria láctea em Portugal...

Calendário

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
17
18
19
20
22
24
25
26
27
29
30

Redes Sociais

Top
Cookies make it easier for us to provide you with our services. With the usage of our services you permit us to use cookies.
More information