Auto Regulação Publicitária
Rua Gregório Lopes, Lote 1515, Loja 6 (Praceta das Torres do Restelo) 1400-408 LISBOA
A Auto Regulação Publicitária tem como fim primeiro a defesa da liberdade de expressão comercial e a promoção da dignificação da publicidade, assegurando os princípios legais, verídicos e honestos.
Oficialmente constituído em Junho de 1991 como Instituto Civil da Autodisciplina Publicidade – ICAP, contava nos seus órgãos sociais com representantes dos anunciantes, agências de publicidade e meios, na altura a APAN, a AIND, a AMD, APAP, Intervoz, Rádio Comercial, RTC e posteriormente SIC e TVI.
Nasceu assim a entidade responsável em Portugal pela implementação do sistema de auto-regulação. Um organismo privado, sem fins lucrativos e de adesão voluntária, em que a sua principal missão é a defesa de uma actividade publicitária lícita, honesta, verdadeira e leal.
Em 2009, o ICAP, embora mantendo as mesmas siglas, alterou a sua designação para um âmbito mais abrangente como é o da Comunicação Comercial, englobando assim outras formas de publicidade emergentes, passando assim a denominar-se como Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial.
Os 25 anos de existência, comemorados no último trimestre de 2016, trouxeram também uma nova identidade – Auto Regulação Publicitária -, que de forma esclarecedora revela o âmbito principal da nossa actuação.
Esta aclaração é o ponto de partida para um novo posicionamento que se baseia numa compreensão, inequívoca, do papel que se pretende desempenhar para que todos compreendam, a componente prática e os benefícios da nossa actividade.
Os 25 anos de existência, comemorados no último trimestre de 2016, trouxeram também uma nova identidade – Auto Regulação Publicitária -, que de forma esclarecedora revela o âmbito principal da nossa actuação.
Esta aclaração é o ponto de partida para um novo posicionamento que se baseia numa compreensão, inequívoca, do papel que se pretende desempenhar para que todos compreendam, a componente prática e os benefícios da nossa actividade.
Reconhecida pelas mais variadas entidades, quer públicas quer privadas, a Auto Regulação Publicitária conta, entre os seus associados, com aproximadamente uma centena de empresas, que directa ou indirectamente relacionam-se com a actividade publicitária.
A nível Internacional, a Auto Regulação Publicitária é membro, desde a data de fundação, dos dois organismos representantes do sistema de auto-regulação europeu e mundial, EASA – European Advertising Standards Alliance e ICAS – International Council of Advertising Self-Regulation, permitindo assim um acompanhamento contínuo e oportuno sobre os temas emergentes que envolvem a Publicidade.