Apresentação

A ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, tem por fim a representação legal, defesa, gestão, promoção e estudo dos interesses sócio-económicos do sector transformador do leite e lacticínios em Portugal.

A ANIL resulta da evolução do então denominado Grémio Nacional dos Industriais de Lacticínios, constituído em 1957, na sequência da aprovação do Alvará de 30 de Novembro de 1956, do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, entidade então integrada no Ministério das Corporações e Previdência Social.

Por via das transformações políticas ocorridas em Portugal nos quentes anos de 1974 e 1975 e por força das alterações legislativas então introduzidas, o Grémio adoptou a designação de Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios e a configuração que ainda hoje, em traços gerais, mantém.

A Associação congrega no seu seio empresas que produzem todos os tipos de produtos lácteos, empresas extremamente heterogéneas no que se refere à respectiva dimensão, à forma societária que adoptam, ao tipo de produtos que laboram, ao número de referências que fabricam ou aos canais de distribuição que utilizam para a comercialização dos seus produtos.

Os objectivos da ANIL centram-se na defesa dos interesses e representação do sector, no acompanhamento das matérias legislativas, normativas, ambientais, económicas e técnicas que contribuam para o desenvolvimento da indústria láctea em Portugal. Cabe-lhe, ainda, zelar pela manutenção de um clima de sã concorrência e de bom relacionamento no interior do sector, desenvolvendo código de ética e adoptando acções que visem uma conduta leal no mercado.

A ANIL tem vindo, paulatinamente, a converter-se num prestador de serviços qualificado e especializado em diferentes áreas – técnicas, regulamentares, ambientais, económicas, fiscais, laborais, ... – desenvolvendo um relacionamento com as empresas associadas e outros interlocutores, que aqui encontram um parceiro e uma mais-valia na abordagem das questões com que se debatem.

A ANIL no seio da hierarquia associativa encontra-se filiada na Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), enquanto a nível sectorial integra o Comité Nacional do Leite e a Associação para o Laboratório Interprofissional do sector do Leite e Lacticínios (ALIP). É ainda accionista fundadora da Embopar, a sociedade gestora de participações sociais que agrega os interesses dos sectores embaladores no seio da Sociedade Ponto Verde. No campo internacional, está directamente filiada na European Dairy Association (EDA), enquanto por via indirecta segue os trabalhos da International Dairy Federation (FIL/IDF) e da Confedération des Industries Agro-Alimentaires de l’EU (CIAA).

Associadas

Parcerias

Objectivos

‘‘Os objectivos da ANIL centram-se na defesa dos interesses e representação do sector, no acompanhamento das matérias legislativas, normativas, ambientais, económicas e técnicas que contribuam para o desenvolvimento da indústria láctea em Portugal...

Calendário

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
28
29
30
31

Redes Sociais

Top
Cookies make it easier for us to provide you with our services. With the usage of our services you permit us to use cookies.
More information